domingo

Resumo de Trabalho - Comunicação Individual

SESSÃO 53 - Data: 10/12/2014 (quarta-feira) - Local: Setor I / Bloco A Sala 3 
Horário: das 14h às 15h30

PROMOVENDO PRÁTICAS DE LETRAMENTO NA ESCOLA BÁSICA

Roselene Dos Anjos (FESB)
Caroline Tognetti (FESB)
Jessica Vitor Gobbi (FESB)
Eliane Aparecida De Oliveira Alves (FESB)

Promovendo práticas de letramento na escola básica Buscando concretizar as ações previstas no subprojeto apresentado ao PIBID, o grupo de alunos bolsistas da área de Letras da FESB (Fundação Municipal de Ensino Superior de Bragança Paulista) foi orientado a desenvolver atividades voltadas, principalmente, para a concretização dos seguintes objetivos: envolver a comunidade escolar em situações diversas de leitura e produção de textos; colaborar com a equipe escolar na otimização de espaços e ambientes propícios para a leitura e a produção de textos; produzir materiais didáticos para o desenvolvimento de práticas de leitura e escrita e oralidade e promover eventos para a vivência e divulgação de práticas de letramento. Durante esse processo, os bolsistas de iniciação à docência viveram a experiência de planejar ações conjuntas com o coordenador de área e o professor supervisor, desenvolvendo a pesquisa de investigação e a prática didática com alunos do ensino fundamental. Dentre as atividades realizadas, os licenciando produziram sequências didáticas para intervenções em sala de aula; exercitaram a reflexão sobre suas práticas docentes, articulando-as com
os conceitos e teorias sobre didática e processos de aprendizagem e refletiram sobre a ética nas relações interpessoais e profissionais na perspectiva da construção de uma conduta profissional qualificada.
O presente trabalho propõe relatar como se deu esse processo, apresentar os principais resultados do trabalho realizado e indicar as perspectivas para sua  continuidade.