domingo

Resumo de Trabalho – Apresentação Pôster

TRABALHANDO GÊNEROS TEXTUAIS UMA PRÁTICA INCLUSIVA E
TRANSFORMADORA

Roselene Dos Anjos (FESB)
Caroline Tognetti (FESB)
Jessica Vitor Gobbi (FESB)
Eliane Aparecida De Oliveira Alves (FESB)

Trabalhando sequência didática: uma prática inclusiva e transformadora.
Tendo em vista que o Programa Institucional de Bolsa de iniciação à Docência (PIBID) está voltado à formação inicial de professores dos cursos de licenciatura, objetivando a integração da educação superior com a educação básica para a melhoria da qualidade do ensino da escola pública, o grupo de
alunos bolsistas da área de Letras da FESB (Fundação Municipal de Ensino Superior de Bragança Paulista), juntamente com o professor supervisor da E.E. Ismael Aguiar Leme desenvolveu Sequências Didáticas para o ensino de leitura, produção escrita e conhecimentos linguísticos na perspectiva do trabalho com os de gêneros textuais, sob a orientação da professora coordenadora do subprojeto na instituição de ensino superior. A proposta desenvolvida tinha por objetivo ampliar as práticas de letramento dos alunos e da escola não somente em relação aos gêneros textuais focalizados (poema, contos de assombração, crônicas e artigos de opinião), mas envolvendo a comunidade escolar em situações concretas e reais de leitura e produção escrita, estimulando os alunos do ensino fundamental para a prática da leitura e produção de textos e os professores para a atuação como autores de seus materiais de ensino. O processo de produção e a aplicação das Sequências Didáticas promoveram como resultados uma sala de aula mais sociável, uma escola mais inclusiva e unida e futuros profissionais na área de licenciatura cientes de seu papel de agente no processo ensino-aprendizagem. O trabalho tem por objetivo expor não apenas o processo mas o resultado e asexperiências vividas em sala de aula.